No Brasil a modalidade de ensino à Distância (EAD) não para de crescer. Em dados recentes o número de cursos EAD reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), saltou de 52 cursos para impressionantes 1,2 mil.

São muitas as  instituições públicas e privadas de ensino superior que ofertam cursos nesta modalidade.

A avaliação das faculdades e dos cursos é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), sejam os cursos presenciais, como a distância.

Descubra no artigo de hoje quais são as melhores faculdades com ensino à distância e saiba como é feita a avaliação dos cursos EAD e das instituições!

Como é feita a avaliação das melhores faculdades com ensino a distância?

O ministério da Educação (MEC) utiliza dois conceitos para avaliar as instituições: 

Conceito Institucional (CI)

Depois de fazer uma visita à instituição e avaliar a qualidade das instalações físicas, a gestão dos recursos humanos e o plano de desenvolvimento da instituição o MEC atribui a nota. 

Índice Geral de Cursos (IGC)

Todos os cursos da instituição (graduação, mestrado e doutorado) são avaliados e a média das notas formam a nota do IGC da faculdade. 

Com ambas as notas, o MEC qualifica as instituições. Com base nisso, conheça a seguir o ranking.

melhores faculdades à distância

Melhores Faculdades EAD

Faculdades que receberam nota máxima (5) nos conceitos CI e IGC:
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Pública

CI: 5

IGC: 5

Os cursos de graduação a distância, ofertados pela (UFLA) são: bacharelado em Administração Pública e licenciatura em Filosofia, Letras Inglês e Letras Português. 

Com nota máxima nos dois quesitos do Ministério da Educação (MEC), é uma das faculdades mais bem avaliadas.

  • Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Privada
Faculdades que receberam notas 4 ou 5 nos conceitos CI e IGC:
  • Universidade Anhembi Morumbi (a distância) – Privada
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Pública
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)- Privada
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Pública

Ainda que algumas faculdades EAD não tenham atingido a nota máxima (5), outras possuem ótimas avaliações junto ao MEC, com notas de 3 ou acima nos conceitos CI e IGC.

Como avaliar a nota de um curso EAD?

Cada curso presencial e a distância de nível superior é avaliado de forma integral pelo Ministério da Educação (MEC), assim como os conceitos CI e IGC.

Para que sua escolha seja a melhor, não basta avaliar apenas o conceito geral  da faculdade, mas também a nota do curso EAD junto ao Ministério da Educação.

São três os critérios de avaliação que o MEC aplica nos cursos a Distância (assim como nos cursos presenciais):

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores,  a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.

DICA EXTRA: ESTUDE NO IBMR

O IBMR tem bolsas de 30% de desconto nos cursos de graduação. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo: https://ibmr.minhagraduacao.com.br/

As avaliações realizadas pelo MEC são de caráter público e estão disponíveis no site do MEC. Caso queira consultar a nota de qualquer curso superior, siga estes passos:

  • Acesse o site do e-mec.
  • Clique em “Consulta Avançada”.
  • No campo “Buscar por”, clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso.
  • Na aba UF, selecione o seu Estado.
  • Selecione a modalidade “A distância”.
  • Digite os caractéres (letras e números) apresentados no campo correspondente.
  • Clique no botão “Pesquisar”. A lista com os resultados irá aparecer na mesma tela, logo abaixo do formulário da pesquisa.

Uma lista com todos os cursos que se encaixam nas características que você pesquisou, assim como a situação do curso perante o MEC e suas respectivas  notas de avaliações nos conceitos do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. 

Está planejando fazer um curso a distância? Interessou-se por algumas das faculdades mais reconhecidas no mercado? Conte para a gente nos comentários!

melhores faculdades à distância

A dica final é: 

Sempre verifique no Ministério da Educação se a faculdade é reconhecida e bem avaliada. Evite com isso problemas futuros com a validade do seu diploma.

O que achou das 10 melhores faculdades de ensino à distância?  Então, conte pra gente aqui nos comentários qual curso escolheu!


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *